quarta-feira, 12 de março de 2014

Back to 2012, BICB4, BBAS3, BPFF11

Com todas essas quedas das cotações em bolsa, retornei ao ponto que terminei o ano 2012, virtualmente perdendo todos os aportes e o rendimento que tive em 2013.

Em 2014 finalizei minha posição em BicBanco. Comecei a vender aos poucos no último trimestre de 2013, após o anúncio da venda do banco para os chineses e resultados trimestrais muito piores. Embora o preço fixado para a venda seja maior do que o cotado atualmente, há uma série de riscos que fazem com que não valha a pena segurar o ativo e o mercado está ciente desses riscos.

No passado do BicBanco sempre houve boatos de venda para o Brasdesco, mas isso foi na época que o ativo possuía fortes fundamentos, com bom crescimento e grande distribuição de dividendos. Mas no percurso quem comprou outra instituição financeira foi o próprio BIC.

Interessante como uma empresa que era considerada muito boa no setor de bancos médios pode adotar estratégias erradas e assim caminhar lentamente para resultados cada vez mais fracos.

O caso do BICB4 foi diferente do Indusval (IDVL4), outro ativo que também adquiri barato na crise de 2008. A situação do Indusval era bem mais clara, permitindo ceifar a ação de forma mais imediata.

Este mês adquiri mais BBAS3 (nesse preço atual vale muito a pena) e dobrei posição em BPFF11, com o dinheiro do BIC. Procurei e procurei, mas não sei qual é a eventual pegadinha da BPFF11, porque ela está bem descontada.

2 comentários:

  1. quase comprei BIC @ 3,60 e me arrependo muito de ter feito isso.

    Outra "cagada" recente foi comprar BISA3 no FUNDO recente e ter vendido cedo demais -- quase um day trade (podia ter junto 45% de upside agora...).

    Operando e aprendendo...

    abraço,
    Victor Fox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BIC foi uma das responsáveis por me tirar do 0x0 de rendimentos em 2013...

      Excluir