quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O Pânico dos Outros é Meu Lucro

As opiniões abaixo são pessoais e não servem como apoio à decisão de investimento.

O ano de 2013 foi positivo para minha carteira (mais ou menos +10%), mas o primeiro mês de 2014 mostrou uma grande queda no valor de mercado (aproximadamente -10%). Estou fortemente comprado em BBAS3, que caiu bastante, e outras ações que tenho posição considerável também despencaram por causa da intranquilidade do mercado acionário.

BBAS3 nessa faixa de R$20,xx é linda de se comprar, aliás se continuar comprando mais vai acabar virando all-in! :) Embora existam papéis bons na bolsa, mas nada "quase de graça" como foi em 2008, acabei focando mais em FIIs. Nas cotações e rendas atuais há várias delas dando 11%/ano mais correção. Algumas cotações recentes de FIIs já permitem ao investidor 1% de rendimento mensal. Não existe intranquilidade no mercado de fundos imobiliários, mas sim existe PÂNICO. Não só pelas quedas em si, mas em certos momentos você percebe pelo comportamento das ordens no book que tem gente no desespero irracional para vender suas FIIs. Quanto mais cai a cotação, maior o desespero. Dá para entender o desespero no caso de investimentos que micaram, como as empresas X, mas com papéis que mandam dinheiro vivo na sua conta mensalmente, não dá para entender...

Com FIIs valendo 70-80% do seu valor patrimonial (ou menos), existe uma "margem de segurança" muito boa para eventuais crises reais. A realidade do mercado financeiro é que o pânico dos OUTROS resulta em meu LUCRO. Será revertido para uma independência financeira mais rápida. Foi assim em 2008 com ações (era o fim do mundo capitalista, quem lembra das besteiras dos comunas?), desta vez é com FIIs. O ano de 2008 foi o meu divisor de águas financeiro, de um esquema B&H meio idiota (estilo Bastter embora nem conhecesse essa porcaria) para as compras baseadas totalmente em valor e oportunidade.

Até o começo de dezembro do ano passado nem tinha FIIs em carteira (e nem dava muita bola), mas elas desabaram tanto que acabaram chamando minha atenção. Hoje já são mais de 10% da minha carteira, e amanhã que é dia de pagamento vou comprar mais um pouco. Não tenho um objetivo fixo de preencher X% da minha carteira, conforme estiver barato, vou comprando. Se as promoções continuarem, vão chegar aos 20% ou 30% nos próximos meses...

Durante Fevereiro vão cair alguns proventos das minhas ações, o que permitirá mais compras de ativos descontados. É em momentos de crise que o DY das ações fazem diferença. Nem preciso comprar da mesma empresa que distribuiu os dividendos, posso alocar em um ativo com melhor valor naquele momento. Aliás até rio para quem acha que dividendo não serve para nada, porque desconta da cotação...

4 comentários:

  1. posta a carteira e rentabilidades aí...

    ResponderExcluir
  2. Não sou tão organizado para calcular rentabilidades uma-a-uma, mas essas são as ações que tenho (pergunte-me se gosto de banco hehe):

    Posições grandes
    ABCB4 PM=10.35
    PINE4 PM=9.12
    BGIP4 PM=34.02
    BBAS3 PM=22.42
    EZTC3 PM=9.34

    Posições médias
    BICB4 PM=4.18
    BEES3 PM=0.56
    VALE5 PM=32.28
    GETI3 PM=???
    HBOR3 PM=5.02
    CMIG3/4 PM=???
    CSNA3 PM=13.56
    ELPL4 PM=11.13

    Posições pequenas
    ELET3 PM=4.85
    FJTA3/4 PM=???

    Tenho alguns micos (ELET3) e ações que eram boas no passado, mas que micaram (BICB4 e BEES3). BGIP4 tem grande risco. BICB4 estou me desfazendo aos poucos, no passado chegou a ser minha maior posição na carteira.

    ResponderExcluir
  3. Gostas de banco hein?!
    Qual sua tese sobre a FJTA4 e a ELET3?

    ResponderExcluir
  4. Oi Uó,

    Sobre FJTA4, na época que comprei estava com múltiplos bons e perspectiva boa.
    Aprendi que setor industrial no Brasil na maioria das vezes é furada, a empresa fica estagnada ou sofrendo conforme a economia, e também já tive FRAS4 e EMBR3.

    ELET3 comprei em uma época que estavam desovando, foi um pequeno valor de aposta para um papel com imenso patrimônio e outro detalhe é que paga dividendos, ou seja, não é tão ruim ficar com ele por tempo indeterminado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir