segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Abertura de Conta no Exterior

 Abertura da conta

 Já havia comentado em um post anterior que o banco HSBC facilita a abertura de uma conta no exterior. Aliás também existem fundos de investimentos disponíveis no Brasil que aplicam em mercados no exterior.
Entretanto, existe uma opção que é abrir a conta diretamente, sem intermediários no Brasil. Segue um guia em inglês para a abertura de uma conta na Suiça:

http://www.wikihow.com/Open-a-Swiss-Bank-Account

Aparentemente é bem mais fácil abrir uma conta na Suiça do que nos EUA.
Lembrando que o valor alocado no exterior deve ser declarado no IR.

Qual a finalidade de abrir uma conta no exterior?

A razão é bem simples, proteção do patrimônio quando se atinge um patamar mais elevado.
Que me perdoem os ufanistas, mas a realidade é que vivemos em um país da América do Sul, sujeito a mudanças bruscas de regras e populismo.
Não precisamos ir muito longe para buscar exemplos de como a situação de um país pode se deteriorar de forma grave, basta ver a situação do nosso vizinho, a Argentina. O governo até restringe a compra de moeda estrangeira, inclusive o R$ brasileiro. O governo argentino persegue a imprensa e faz maquiagem de índices inflacionários oficiais. A população tenta deseperadamente encontrar formas de proteger seu dinheiro da inflação, e é por isso que a bolsa de valores da Argentina disparou. O mesmo para a bolsa da Venezuela!

Quem já vivenciou os anos 90, lembra do Collor e a restrição da poupança, deixando muitos brasileiros completamente na mão...

Progresso

Vou informando aqui no blog os meus achados sobre investimentos no exterior. Estou pesquisando desde já todas as minhas opções futuras para a proteção do meu patrimônio, conquistado com muito esforço.


4 comentários:

  1. Seth,
    estava pensando seriamente em aplicar no exterior para diversificação.
    Conhece fundos que aplicam no exterior (que não seja cambio)?
    Conhece ETF de bolsas extrangeiras? Pelo que procurei, estava em processo de autorização pelos orgãos brasileiros...
    Já tive a oportunidade de manter uma conta no exterior. Por medo de taxas e de se resolver problamas apenas pessoalmente, fechei a conta (trauma brasileiro?), Mas no futuro será meio inveitável. Até pq a confiança e credibilidade vai aumentando, em conjunto com o meu poder financeiro (fazer viagens para ir la resolver pendencias, etc).
    Abraço Seth. Continue com as boas abordagens.

    ResponderExcluir
  2. Migrante, eu não acompanho esses fundos que aplicam no exterior, mas vi a notícia que que o Bradesco lançou ontem (15/01) um fundo desse tipo: Fundo de Investimento Multimercado S&P 500. Não sei se vale a pena agora, pelo menos eu não compraria S&P no topo...
    Andei pesquisando e dá para abrir conta no Bank of America indo pessoalmente ao banco (nos EUA), levando o passaporte, mas pelas informações que pesquisei, teria que ter endereço nos EUA. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Seth

    Algumas pracas permitem qur vc abra conta no exterior sem ir la ou ter residencia la. Veja panama pode abrir contas em dolares, suica tb, chipre tb. O problema e que se o depósito nao for significativo vc pode ficar pagando taxa mensal. Tb e possível abrir conta em corretora americana pela web.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela dica Trader, vou estudar o Panamá e outros países. Já andei sondando a Suiça e alguns off-shores. Para mim, os EUA dão uma certa vantagem porque eu viajo quase todo o ano para lá.
    A minha idéia é que quando juntar um patrimônio significativo, eu desvie parte desse patrimônio para o exterior para proteção do mesmo, mesmo que signifique uma certa perda de rendimento. Estou pesquisando para executar daqui uns 3-4 anos.
    Um abraço!

    ResponderExcluir