quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Diversificação



Não existe uma regra universal para diversificar os investimentos. Alguns citam um máximo de X ações diferentes na carteira, ou a alocação de tantos % em renda variável e o resto em renda fixa, mas o fato é que o "quanto diversificar" depende de cada investidor, tem que se levar em conta os riscos dos investimentos, o total do patrimônio, o conhecimento e a experiência do investidor, e as oportunidades que aparecem de tempos em tempos no mercado.

Normalmente recomenda-se evitar colocar todo o seu dinheiro em um único investimento ou uma única ação, algo que o pessoal costuma chamar de all-in, expressão que veio do poker. Diversificar os investimentos protege o seu patrimônio contra ameaças e eventuais desastres, como fraudes, falências, e intervenções do governo.

De tempos em tempos aparecem oportunidades de ouro e você pode desviar grande parte dos seus recursos para aproveitar aquela chance. Investir naquela oportunidade pode acabar diminuindo a diversificação e assim aumentar o risco, mas são essas oportunidades que alavacam os ganhos em rumo da riqueza. Lembrando que ninguém fica rico com 100% em renda fixa, a não ser que as taxas de juros fiquem muito altas, ou que o investidor tenha recursos para fazer aportes mensais muito elevados.

Quando o risco é baixo e o valor do patrimônio é pequeno, não vale a pena diversificar muito. Por exemplo, se você possui R$5.000, não é nada útil diversificar. Quando o patrimônio é muito elevado, vale a pena diversificar em vários investimentos diferentes para protegê-lo. Neste caso, até abre-se mão de um rendimento máximo para se obter maior segurança. Vale até abrir conta bancária em outro país, algo que é perfeitamente legal. Alguns bancos, como o HSBC, facilitam esse tipo de operação no exterior. Naturalmente, deve-se declarar esse patrimônio na declaração de IR.

2 comentários:

  1. Antigamente eu entrava em uns blogs e via a carteira do sujeito com 20 ativos e criticava. Hoje já estou na casa dos 30 ativos, rs. Deu oportunidade tô lá comprando.

    ResponderExcluir
  2. O chato é fazer a declaração anual de IR, juntar toda aquela papelada dos dividendos! Mas se é para ganhar dinheiro, faz parte!

    ResponderExcluir